Revalidação 

A revalidação de diplomas dos médicos estrangeiros está previsto na Lei 9394/96 – a nossa LDB. Portanto é um processo consagrado e que nenhum aluno que queira cursar Medicina no Paraguai fique indeciso na hora de fazer a matrícula no curso.

Desta forma o estudante de medicina no Paraguai deve ficar tranquilo em relação à revalidação de seu diploma, visto que o mesmo irá ocorrer de uma forma ou de outra. Sendo assim pedimos que leia nosso artigo até o final que temos a certeza de que irá lhe ajudar.

Revalidação de diplomas

Marcos legais do REVALIDA

Art. 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.

  • 2º Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas. Que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

Revalida – Revalidação por universidades públicas com cursos de medicina

Caro aluno! O § 2º da LDB é claríssimo: Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área. Deixamos claro que estas universidades precisam ter cursos de medicina com turmas frequentes e diplomas expedidos.

Assim, é dever do Ministério da Educação do Brasil lançar o edital para a revalidação dos diplomas estrangeiros.

Complementação de curso: Está prevista em Resolução

Este processo tem embasamento legal CONSIDERANDO o estabelecido nos §§5° e 6° do artigo 8° da Resolução n° 3 do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior do Ministério da Educação. Este estabelecem a obrigatoriedade da eventual complementação de estudos no processo de revalidação de diploma ser realizada em cursos próprios da Universidade Pública revalidadora que apresentem o curso de medicina e com turmas formadas.

Revalida e parcerias com universidades particulares

A complementação médica, atualmente, é feita por algumas universidades públicas. Mas por questões de demanda que  é grande para este curso, a universidade pública realiza convênio de parceria com algumas universidade Privadas. Esta atitude é muito boa e contribui para a democratização do processo de revalidação médica.

Mas o que deve ficar bem claro que esta parceria é apenas para dar suporte a estrutura física, técnica e de recursos humanos – pessoal docente. Pois toda a responsabilidade pedagógica, avaliação e revalidação do diploma é competência da universidade pública. Ressalte-se que o aluno pode presta o Revalida e a complementação médica por uma universidade publica. Alunos que não não tiveram aprovação na prova de 1° faze da prova. Podem se inscrever na 3ª etapa solicitando o complentação em uma universidade privada.

Orientamos para que os alunos cursem medicina no Paraguai devido à proximidade de grade curricular oferecida pelas universidades paraguaias., e as grades das universidades brasileiras.

Revalida: Uma base de estudos a ser construída.

Preparar-se com competência para a prova de revalidação médica se dedique aos seus estudos. Em caso de dúvidas conte conosco que iremos lhe orientar sobre o processo de revalidação do curso de medicina.

Para contato clique aqui

 

Para matricula clique aqui 

 

Menu
×